sábado, 19 de julho de 2014

Dicas para elaborar um ótimo currículo .



Hoje a colunista é uma especialista em RH ,  a Andréia Rossi é bacharel em Administração. Atuou muito tempo na área , e vem hoje dar uma dica preciosa para cada um dos leitores e leitoras do blog ;)-  , não deixem de compartilhar essa dica com seus amigos (as) .






O que é um Curriculum Vitae ou Currículo?

É um documento que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.

O currículo ou curriculum vitae é uma "ferramenta pessoal", sendo, normalmente, a primeira informação que as equipes de Recrutamento e Seleção (R&S) recebem dos candidatos (a par das cartas de candidatura).

Existem funções específicas que um C.V. deve desempenhar:

1 - Interessar o selecionador em conhecer o candidato - o C.V. deve dar uma imagem real do candidato e incluir informações que despertem a curiosidade do selecionador em relação às suas realizações ou capacidades;

2 - Dar a imagem da pessoa pretendida - cada emprego necessita de uma pessoa com características específicas, conhecimentos adequados e únicos. A função do C.V. passa por indicar esses aspectos e adequá-los às exigências de cada empregador;

3 - Dar uma visão rápida da sua evolução e potencial - o tempo despendido pelo selecionador com cada C.V. é muito reduzido. Deste modo, deve esforçar-se por organizar a informação de forma a que mesmo com uma rápida leitura seja possível apreender quem é a pessoa, o que fez, qual a sua formação e o seu potencial.

4 - Passar a primeira fase de seleção – os currículos constituem um meio de marketing pessoal que visa fundamentalmente despertar a curiosidade que impulsione a marcação de uma entrevista.

5 - Apoiar a entrevista - o C.V. é o ponto de partida para uma conversa numa entrevista servindo de base para muitas questões do entrevistador. Neste sentido, deve realçar-se que a honestidade é indispensável na construção do seu C.V. evitando situações embaraçosas.


Um currículo deve ter informações claras para que o contratante possa identificar com facilidades os conhecimentos e experiências do candidato.
Por isso, deve-se tomar muito cuidado para que informações irrelevantes sejam destacadas em detrimento de dados importantes, ou seja, que não causem dano ou prejuízo ao candidato.

DICAS PARA PREENCHIMENTO:

* Dados Pessoais: Nome, endereço, idade, email e telefone para contato.

* Formação Acadêmica: sempre apresentar a formação mais graduada antes da anterior.

Sendo assim primeiro a pós, depois a graduação.

O segundo grau é necessário, a menos que tenha sido feito um curso técnico relacionado à alguma área específica.

É importante apresentar informação acadêmica mesmo que incompleta.

* Cursos Complementares: também é importante colocá-los.
Exemplos de cursos complementares:

- Curso de Idiomas

- Treinamentos diversos, como por exemplos Primeiros Socorros, Brigada de Incêndio, entre outros.

- Participação em Seminários e Workshops.

* Histórico Profissional: devem-se listar as experiências, mesmo que sejam mais que as três últimas. Em cada experiência é importante apresentar o tempo de duração, os cargos ocupados.
A descrição da experiência profissional é a parte mais importante do currículo, pois mostra a experiência real do candidato.

Exemplo:
HISTÓRICO PROFISSIONAL


á Grupo JOHNSON CONTROLS
Filial: DELPHI / SLILA – Ind., Com. e Serv. de Auto Peças Ltda (Piracicaba)

Filial: ENERTEC (Sorocaba)

            Analista Recursos Humanos PLENO

Março/2006 a Janeiro/2009


* Perfil Profissional: neste item pode ser feito um resumo da experiência profissional como indicar os pontos fortes do conhecimento tecnológico, experiência gerencial e trabalhos na área de qualidade e metodologia.

Qual a quantidade de páginas para um Currículo?

* Ideal 2 páginas.

* No máximo 3 páginas.


Sites que você pode acessar.

Crie seu currículo
 
Vagas


 
*Todos os direitos reservados a Andréia Rossi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é para você comentar sua opinião sobre o post , sobre o blog , o que gostaria de ver por aqui , se gostou da postagem ou não , fiquem a vontade , e que Deus abençoe !