sexta-feira, 30 de maio de 2014

Meditação na Palavra : A dor na Alma.

 

A alma tem sofrido de problemas sérios , um dos grandes efeitos do pecado é o vazio existencial. Ao instante que o mundo tem evoluído nas tecnologias que o Homem tem descoberto ,  o mesmo tem se autodestruído , pois busca  em uma perfeição  materialista o  preenchimento do vazio que há em si através de dinheiro e coisas tangíveis , mas não  tem buscado a essência em Deus  nas suas  suas raízes , sua origem . Quando o homem olha para si e contempla que Deus o fez do pó ,e que o pecado é real em sua vida e reconheci seus pecados e sua dependência  , ele começa a entender sua existência , pois somente Deus tem a cura para a dor que há na sua alma .  Quantas pessoas  na atualidade são um poço de  feridas , aonde as dores laceram sua alma , poços de  ansiedades que levam a pensamentos pessimista das situações em que vivem  ,vemos pessoas em  um poço de pânico e terror  que envolve todo o  seu ser .  O  medo é devastador em sua vida ,  a  alma é o que somos por dentro, a personalidade. A alma se divide teologicamente em 3 partes: a mente ( o que pensamos), a vontade (decisões ), e a emoção ( o que sentimos). O suicídio é um desvio da alma , esse complexo de rejeição e inferioridade é tremendamente profundo , sua vida é um pesadelo , já andou para todo lado, não há esperanças e a morte é sua única saída , jamais  cogita a possibilidade de encontrar a cura para essa dor sem fim que existe dentro dessa pessoa , de repente tem sido esse seu pensamento , ou pensamentos de muitos . As dores podem vir de diferentes formas, podem ser: físicas,  emocionais, psicológicas, devido a relacionamentos quebrados… a frustrações consigo mesmo , e com o seu meio .
 
 
E como se livrar deste sentimento e não deixar que ele permaneça mais tempo do que já existe?  Ingerindo o antibiótico certo a Oração. E se a situação começou hoje? Oração também. Por quê? Oração é uma conversa que ativa a ligação do problema com a solução. Jesus nos disse : "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33 , ele nos deixa claro que com ele encontraremos paz mesmo diante das aflições  . O salmista declara uma profunda tristeza em sua alma , mas ele confia em Deus e isso o fazia prevalecer e vencer todas as dificuldades , "  Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre."  Salmos 31:9  . Ou seja,  perceba que o Salmista recorre ao Senhor em oração e coloca todas as suas aflições e angústias diante do Pai , quando começa-se a orar o espírito abatido vai reagindo e você não lutará sozinho , Deus envia exércitos de anjos  para guerrear pela sua causa , e toda hoste da maldade que conspirava com tamanha força , começa a perder forças ,  e você começa a ganhar forças, erguendo-se, indo em busca da cura olha para sua origem,  e encontra  Deus aquele que criou o Homem com toda a perfeição, mas a desobediência nos levou a morte , as dores , ao pecado , a nos separar daquele que nos amou incondicionalmente , então seu plano de Resgate da nossa alma e entregar o seu Filho Unigênito para morrer como homem em um cruz , totalmente massacrado , para que a sua glória se manifesta-se e todo seu amor .


Vamos meditar :


1 Samuel 1: 13-16   “Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: “Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! “ Ana respondeu: “Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza”. 
 
     Ana viveu  momentos de profunda dor em sua alma , era angustiante , era como faca que rasgava seu coração bem lentamente de forma que a torturava , pois  tamanha era a  humilhação e dor que lacerava a sua alma ano após ano  , e o desejo ardente de ser mãe  era imenso ,  Penina debochava dela , por não poder ser mãe , e isso a machucava profundamente , sua rival podia proporcionar filhos a seu esposo , ela como a mais amada por ele não podia . Mas podemos ver nesse Capítulo toda História de Ana ,  que ela  recorreu as suas origens , pois  buscou em Deus a cura para a dor na sua alma ,  subia então , Ana há adorar e suplicar ao Senhor para que coloca-se um fim naquela dor que a torturava  , Ana recorreu diante de Deus por muitos anos , ela buscava um milagre , em sua  imensa dor e angústia , se prostrou e adorou a Deus , e um dia ali no santuário já não suportando mais tanta angústia rasgou seu coração , e jorrou toda sua dor diante da casa do Pai , seu sofrimento , esse era tanto que Eli o profeta  a tinha  como por embriagada , e maravilhosamente ela diz : "....eu estava derramando minha alma diante do Senhor." . Um momento de grande reflexão, será que temos olhado para a criação e percebido quanto dependemos de Deus , que quanto mais nos afastamos mas nossa alma é envolvida por um vazio existencial , por um afogamento de dores e angústias que espedaçam e destroem toda e qualquer esperança que Deus nos deixou em sua palavra ,  O seu ambiente parece monótono e cor de cinza como um vasto deserto. Seus olhos ficam cegos , não enxergam as maravilhas que Deus nos reservou , não conseguimos ver luz , não conseguem admirar a vida , nem olhar para cruz e enxergar o amor de Deus por nós .   E talvez não seja possível dar ao perdido uma esperança , a ideia que há da profunda alegria e felicidade que o homem espiritual que está com Deus  goza, porque esta felicidade jaz numa outra dimensão, ela busca acima de tudo as coisas do Reino de Deus , que é totalmente ignorada pelos perdidos . Para um cristão genuíno , que busca verdadeiramente o Reino de Deus ele goza de uma plena alegria diante das coisas simples da vida , ele não se preocupa com o amanhã porque Deus diz que o amanhã a ele pertence , tudo se enche de alegria, de uma forma suave e  extremamente pura, a alma de um cristão genuíno  está afinada pelas vibrações sublimes que vêm das alturas de Deus. E as fontes de sua alegria brotam por toda parte; vertem-se em prantos de felicidade , pois seus anjos os guardam e os livra , diante das dificuldades são consolados e em seus olhos  jorram puras lágrimas cristalinas, de amor mesmo diante das lutas .
 
Salmos 40:1-3   “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. “.

Louvado seja Deus que essa mensagem impacte a sua alma , não desista de lutar , e nunca deixe de adorar independente da situação;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é para você comentar sua opinião sobre o post , sobre o blog , o que gostaria de ver por aqui , se gostou da postagem ou não , fiquem a vontade , e que Deus abençoe !